Site Autárquico de Ovar

Município de Ovar quer “semear” a empatia nas escolas

Social

Semana UBUNTU proporcionou uma experiência diferenciadora à comunidade escolar

24 de julho 2025

No âmbito do programa Ovar Cidade Amiga das Crianças, o Município de Ovar proporcionou uma experiência diferente aos Agrupamentos de Escolas de Ovar (Escola Secundária José Macedo Fragateiro), Ovar Sul (Escola Secundária Júlio Dinis) e Esmoriz – Ovar Norte (Escola Secundária de Esmoriz), que receberam, recentemente, a Semana UBUNTU. Através de dinâmicas de grupo, debates, testemunhos inspiradores e atividades práticas, alunos, professores, psicólogos e assistentes operacionais partilharam momentos de reflexão e aprendizagem, estabelecendo pontes de respeito, escuta ativa e diálogo e contruindo, juntos, um modelo de liderança servidora que todos querem aplicar no futuro.

 

Pensar e sentir tendo como ponto de partida o outro foi o desafio desta semana que, integrada nas metodologias inovadoras da Academia Ubuntu, desenvolvida pelo Instituto Padre António Vieira, tem como missão semear a empatia na comunidade escolar, promover uma liderança positiva, em que o sentido de missão e serviço sejam princípios norteadores capazes de promover o respeito, a inclusão, o diálogo e a escuta.

 

No final, Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social e Saúde da Câmara Municipal de Ovar, fez um balanço muito positivo da ação. “Os participantes comprometeram-se a aplicar estes valores no seu dia-a-dia, tanto dentro como fora da escola”, resume, defendendo que esta é uma experiência verdadeiramente transformadora, que fará a diferença na vida de todos. “A Semana UBUNTU deixou uma marca profunda em todos os envolvidos e reforçou a certeza de que a aposta em momentos de educação não formal como este permite o desenvolvimento de comunidades fundadas numa cultura de interdependência e do cuidado”.

 

A Academia Líderes UBUNTU é caracterizada pela filosofia de origem africana “Eu sou porque tu és” desenvolvida a partir do modelo de liderança servidora e com a inspiração de figuras como Nelson Mandela, Martin Luther King ou Malala. Esta proposta assenta em três dimensões: liderança servidora, construção de pontes e ética do cuidado e visa promover o autoconhecimento, a autoconfiança, a resiliência, a empatia e o serviço.