Social
Ação desenvolveu-se no âmbito da candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças
No âmbito da candidatura do Município de Ovar a Cidade Amiga das Crianças, mais 44 alunos do quarto ano de escolaridade do concelho, no decorrer deste ano letivo, receberam pela primeira vez, nas escolas – E.B. de S. João de Ovar e E. B. de Glória de Sant’ Anna | Regedoura, o Zé e a Maria. Dois bonecos de trapos que ganharam vida para contar uma história especial que, de forma original, convidou as crianças a falar sobre temas essenciais para o seu crescimento saudável.
Amor, alimentação, higiene, emoções, família, conflitos, igualdade de género, abusos, sentidos, corpo humano, gravidez e muito outros temas. Na idade dos porquês, os bonecos Zé e Maria são os facilitadores para, de forma simples e pedagógica, contribuírem para a compreensão das crianças e para a prevenção de alguns fatores de risco que possam surgir na pré-adolescência.
“Ao utilizar personagens lúdicas e de fácil identificação, os alunos conseguem refletir sobre questões importantes para a sua capacitação emocional e social, de uma forma acessível e informal”, explica Ana Cunha, Vereadora do Desenvolvimento Social, acrescentando que o projeto “promove um ambiente de aprendizagem seguro e acolhedor, onde os alunos podem expressar dúvidas, aprender sobre os seus direitos e responsabilidades e fortalecer os valores de respeito e empatia no seio da comunidade escolar”.
Em simultâneo, nesta ação, com vista ao alargamento da dinamização deste projeto, foram, ainda, capacitados três técnicos nas áreas da educação social, saúde e psicologia.