Site Autárquico de Ovar

Mostra Social "Ovar Território com valor(es)"

Trata-se de um evento bianual, cuja 1.ª edição decorreu em 2015, representativo do tecido social do concelho e visa a divulgação, junto da comunidade, do meritório trabalho desenvolvido pelas instituições sociais e a promoção da partilha de experiências e boas práticas.

Objetivos:
• Valorizar e divulgar os serviços e os projetos existentes, na área social, no município, promovendo o seu conhecimento junto da população;
• Reforçar e consolidar a cultura de rede e de parcerias abertas e eficazes;
• Afirmar Ovar como um Território com Valor(es).
Tem por base os valores sociais, sendo um evento dinâmico e interativo, contando com a dinamização, por parte das instituições participantes, das seguintes ações:
• Workshops/ateliês temáticos;
• Ateliês dirigidos à população infantojuvenil;
• Atividades culturais e desportivas;
• Animação musical.

No âmbito da Mostra, é criado um Passaporte com Valor (es) que dá oportunidade aos visitantes de participar num sorteio para atribuição de um prémio. Para tal, cada visitante terá que percorrer todos os stands das instituições, garantindo assim o respetivo carimbo no documento, para além de ter de participar, no mínimo, em 2 atividades que constem do programa.
Durante o evento decorre, também, a iniciativa “Valores em Ação”, através da qual cada instituição, no seu stand, identifica uma ou mais necessidades e o respetivo custo para que possa captar ajuda para a sua resolução, quer por parte do tecido empresarial, quer por parte da comunidade em geral.
O evento tem subjacente, ainda, uma dinâmica que é pensada e trabalhada por todos os participantes simbolizando o trabalho em rede. Em 2015 foi executada uma manta, tendo cada quadrado de tecido sido decorado por uma instituição participante na Mostra. Em 2017 foi concretizado um puzzle, tendo cada instituição decorado a peça que lhe foi atribuída.