Site Autárquico de Ovar

Linhas de Água e Águas Pluviais

Com vista à promoção da qualidade e funcionalidade das linhas de água, a Divisão de Ambiente procede à manutenção e limpeza de valas e linhas de água do aglomerado urbano, em todo o Concelho de Ovar.


Esta sustentabilidade na gestão local das linhas de água permite um melhor escoamento das águas, mitigando o risco de cheias em pontos críticos do Concelho, a prevenção de processos erosivos e de degradação das margens assim como a recuperação e valorização paisagística das mesmas e seus espaços envolventes.


Neste âmbito são identificados, por prioridade, um conjunto de troços de linhas de água a reabilitar e programadas as respetivas intervenções. As ações incluem o corte e limpeza da vegetação (árvores caídas, troncos), a consolidação e recuperação de margens, assim com a remoção de resíduos.


A par das linhas de água é também assegurado em todo o Concelho o normal funcionamento da rede de águas pluviais com desobstruções, execução de sarjetas, colocação de tampas e grelhas furtadas, construção de caixas de visita, assentamento de tubagem e coletor, entre outros. A Divisão de Ambiente ainda acompanhada a funcionalidade e obras das redes de abastecimento de água e águas residuais, em articulação com a ADRA e Águas do Centro Litoral.