Ana Cunha nasceu a 3 de setembro de 1979, na freguesia de Válega, concelho de Ovar.
Licenciou-se em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia em 2001. Nesse mesmo ano, iniciou funções como psicóloga em Gabinete Terapêutico e Psicopedagógico para crianças e adolescentes, em Ovar. Funções que manteve até 2008, acumulando, em 2003, funções de Técnica Superior de Psicologia no Centro de Acolhimento Temporário da Santa Casa da Misericórdia de Vale Cambra e funções de formadora com Certificado de Competências Pedagógicas de Formação Pedagógica de Formadores.
Em 2008 ingressou, como Técnica Superior de Psicologia, no Lar de Infância e Juventude do Patronato – Centro Paroquial e Social Santa Mafalda, Arouca, mantendo a prática clínica em consultório privado em Ovar.
É detentora do Curso de Especialização em Intervenção Sistémica Familiar, formação científica e creditação da Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar.
É ainda titular de formação artística obtida no Conservatório de Música de Aveiro, de Calouste Gulbenkian, onde estudou Música, Piano e Canto.
No âmbito do associativismo e serviço à comunidade, destaca-se atividade musical, tendo começado a acompanhar o Coral Litúrgico de Santa Maria de Válega, como organista, em 1989 e, a partir de 1996 e até à atualidade, assume a responsabilidade pela Direção Musical do Coro, exercendo, simultaneamente, as funções de preparadora instrumental, instrumentista e dirigente. Neste campo de participação, foi ainda presidente da Assembleia Geral da Casa do Povo de Válega entre 2006 e 2013, coletividade onde colaborou desde 1988.
Integrou em 2009 a lista do PSD à Câmara Municipal de Ovar e, desde essa data, faz parte do executivo municipal. No mandato de 2009 a 2013 enquanto vereadora em regime de não permanência e, desde 2013 como vereadora em regime de permanência.