Site Autárquico de Ovar

Gabinete do Agricultor de Ovar

O Gabinete do Agricultor de Ovar (GAO) pretende combater a desertificação do setor, dando prioridade de intervenção à agricultura, como potencial de desenvolvimento do concelho criando valor acrescentado. Este Gabinete reconhece e operacionaliza a estratégia municipal na promoção, divulgação e valorização da agricultura e da pecuária desenvolvida no concelho de Ovar, reconhecendo o agricultor e a profissão, sendo missão do GAO o apoio informativo e de proximidade ao agricultor residente, a promoção e atração para o setor agrícola, com a captação de potencial humano e empreendedor, potenciando os produtos do município de Ovar entre outros emergentes. 


O concelho de Ovar evidencia-se em determinadas freguesias numa vertente fortemente agrícola e pecuária, de que são exemplo a produção de leite e carne, a horticultura, floricultura e a emergente fruticultura, entre outras.


Pretende-se a promoção, divulgação e valorização da agricultura e da pecuária desenvolvida no concelho de Ovar, diretamente, junto da população local, dos visitantes e agentes económicos, em particular da raça autóctone da região vareira – a Raça Marinhoa, inserindo-se numa estratégia de promoção desta carne de qualidade e certificada com DOP (Denominação de Origem Protegida).


O GAO constitui uma mais-valia como espaço de informação, atendimento, apoio e prestação de informação aos agricultores, nomeadamente na prestação de auxílio na resolução de problemas, simplificação de procedimentos administrativos; informação sobre a elaboração de projetos e obtenção de subsídios; divulgação de novas técnicas de produção e novas oportunidades, entre outros serviços especializados.


A articulação com Entidades do sector promove um enriquecimento na partilha de recursos, de conhecimentos tecnológicos e práticos que beneficia a agricultura e os agricultores do concelho.
Esta partilha permite ao Município envolver todos os atores locais para a otimização do fluxo de informação ao agricultor pela organização ou divulgação de iniciativas que dinamizem a valorização ou promovam os produtos endógenos da região tais como eventos, sessões de esclarecimento públicas, palestras, jornadas técnicas, ações de formação, por iniciativa municipal ou em articulação.