Revolução (Sem) Sangue em estreia nacional no Centro de Arte de Ovar

Cultura

Inserido nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril da Câmara Municipal de Ovar

10 de abril 2024

Ovar vai ser o palco da estreia nacional do filme Revolução (Sem) Sangue, com a presença do realizador Rui Pedro Sousa e dos atores Lucas Dutra e Rafael Paes. O filme propõe uma visão inovadora dos eventos históricos que marcaram a Revolução dos Cravos. A sessão, que já se encontra esgotada, está marcada para amanhã, 11 de abril, às 21h30, no Centro de Arte de Ovar, numa das Noite Longas do Shortcutz.

“O Shortcutz já nos habitou a um leque de propostas arrojadas e muito diversificadas, afirmando Ovar como um centro cultural que celebra o cinema e promove a partilha e a discussão”, sublinha Alexandre Rosas, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Ovar, que defende que receber a estreia nacional de Revolução (Sem) Sangue “vem reforçar a aposta da autarquia em assinalar com iniciativas marcantes os 50 anos do 25 de Abril, sendo este filme uma excelente oportunidade para convidar os munícipes, não só a revisitar a história, mas, sobretudo, a relacioná-la com os dias de hoje”.

Realizado por Rui Pedro Sousa, o filme, baseado em factos reais, acompanha as vidas, sonhos e inquietações de quatro jovens nos últimos dias do regime ditatorial. Apesar da população ter sido aconselhada a permanecer em casa, concentraram-se multidões nas ruas, desejosas de experienciar a liberdade. Entre elas, os protagonistas desta história que, com motivações e origens diferentes, partilham o mesmo objetivo: fazer Abril.

Revolução (Sem) Sangue conta assim a história de quatro pessoas que são, contudo, as de muitas mais, num filme que explora o universo comum e a memória coletiva de diferentes gerações.