Português

ok
Inaugurados dois Espaços Cidadão no Município de Ovar | Aproximar os munícipes da Administração Pública

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar inaugurou hoje dois Espaços Cidadão no território do Concelho, um na Junta de Freguesia de Maceda e outro no Espaço Empreendedor, em Ovar. Para o autarca, trata-se de modernizar e aproximar os cidadãos dos serviços da administração pública.
 
A inauguração destes Espaços Cidadão resulta de um protocolo com a AMA - Agência para a Modernização Administrativa I.P.,  e tem como objetivo prestar um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, funcionando como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, onde o cidadão também beneficia de um atendimento digital assistido, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online.  A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais e os Correios de Portugal (CTT), entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.
 
Os Espaços Cidadão permitem servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. Nestes espaços serão disponibilizados mais 90 serviços de entidades como a ADSE, Ministério da Saúde, SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), CGA (Caixa Geral de Aposentações), IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), ISS (Instituto da Segurança Social), IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), AMA, DGC (Direção Geral do Consumidor), IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), DGLAB (Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) e ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho).
Renovar, alterar a morada ou pedir uma segunda via da carta de condução, solicitar certidões diversas, entregar documentos da ADSE, renovar a Cartão Europeu de Saúde são alguns dos serviços prestados nestes Espaços Cidadão.
O Espaço Cidadão de Maceda funciona na Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, das 09 horas às 1230 e das 14 horas às 16h30, e o Espaço Cidadão de Ovar funciona no Espaço Empreendedor,  de segunda a sexta-feira, das 09 às 16 horas.
 
Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, considera que “estamos no bom caminho. No caminho da modernização e da aproximação entre os serviços da administração pública e os cidadãos.  Esta é uma iniciativa da responsabilidade do Governo Central, que a Câmara Municipal de Ovar acolheu de imediato. E agora compete-nos colocar estes serviços à disposição da população, na expetativa de prestarmos um serviço cada vez melhor. Cabe-nos a nós divulgar a possibilidade dos cidadãos resolverem os problemas perto de casa, sem necessidade de recorrem aos serviços centrais.”
O autarca sublinhou que o protocolo também prevê a implantação de um Espaço Cidadão na freguesia de Válega, o qual está a ser articulado com a Junta de Freguesias, prevendo-se a sua abertura a curto prazo.

 


Entidades Financiadoras Créditos
Comentários e sugestões: site@cm-Ovar.pt /\ Copyright © 2018 Câmara Municipal de Ovar