Mês Sénior 2022 sobre o tema “Expressões com História”

30 de setembro 2022

Em 2022, Ovar volta a celebrar o Mês Sénior. Música, desporto, exposições, tradições, workshops e muitas outras atividades, fazem parte do programa para a comemoração do Mês Sénior 2022, que se celebra durante todo o mês de outubro, sob o tema “Expressões com História”. O programa arranca este sábado, dia 01 de outubro, pelas 14h30, no Parque Urbano de Ovar, com a atuação de Bruno Cordeiro.

Depois de dois anos de interregno, a Câmara Municipal de Ovar e a Rede Social de Ovar renovam a aposta neste projeto abrangente e que proporciona, durante 30 dias, momentos de celebração, reflexão, aprendizagem e interação a todos os participantes.  O Mês Sénior de Ovar é também um momento de agradecimento, e reconhecimento público, pelo conhecimento, saber e pelo trabalho desenvolvido pelos seniores do concelho.

Depois da abertura formal, nos dias 03 e 20 de outubro haverá sessões de relaxamento; nos dias 04 e 06 de outubro, o workshop “Cuidar de Mim”; no dia 07 de outubro, decorrerá uma Caminhada com Aula de Yoga e uma desfolhada tradicional; a 11 e 25 de outubro, sessões para pessoas com mobilidade reduzida; o dia 12 inicia com uma Caminhadas nas Pontes do Rio Cáster e, à tarde, a sessão é dedicada à utilização das novas tecnologias; a 14 de outubro terá lugar uma sessão de Yoga; a 17 a sessão é sobre alimentação saudável; a 20 sobre segurança nas habitações; e a 21 é de exercícios para prevenção das quedas; a 21, destaque ainda para o Encontro de Terapia do Riso e para a Noite de Fados; a 22 é dia de Hidro Sénior; e a 27 há conversa animada sobre diabetes e cinema ao ar livre.

Destaque também para o Encontro de Cuidadores, no dia 19, no Museu Escolar Oliveira Lopes, e para os Encontros de Boas Práticas de Envelhecimento Ativo e Saudável, nos dias 10, 13, 18 e 24 de outubro.

No dia 28 será a abertura da exposição de fotografia, que estará patente no Centro Comercial Vida Ovar, até ao dia 6 de novembro, sendo ainda de destacar a exposição de trabalhos manuais do grupo “Manualideiras”, patente de 17 a 31 de outubro, no Espaço Aberto.

O programa pode ser consultado na íntegra, aqui.

A 28 de outubro, um dos momentos altos deste mês, o Convívio Sénior com visita ao Santuário de Santa Luzia e almoço-convívio em Vila Praia de Âncora. As inscrições decorrem entre 3 e 6 de outubro e toda a informação poderá ser consultada em Edital n.º 54.

A encerrar, no dia 31 de outubro, decorrerá uma matiné dançante, no auditório da Junta de Freguesia de Esmoriz.

O Mês Sénior é o resultado do trabalho em parceria da Rede Social do concelho, Unidade de Cuidados à Comunidade de Ovar, ACES Baixo Vouga e Câmara Municipal de Ovar, com apoio do Vida Ovar.