Caixa de Dança - um Festival onde se en(CAIXA)m todos os públicos

Cultura

Participado, dançado e conversado - 5 dias, 6 espetáculos, 3 conversas, 1149 espectadores

26 de novembro 2021

O Caixa de Dança | Festival de Dança de Ovar reuniu, entre os dias 6 e 21 de novembro, seis espetáculos de dança e mais de 1100 pessoas que, motivadas pelos nomes de cartaz e envolvimento de agentes locais, acabaram por participar em momentos de grande proximidade entre agentes culturais – locais e externos – marcando, através da dança, um forte impacto cultural, social e económico no Município e na Região.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura da Câmara Municipal de Ovar, resume a génese do Festival de Dança “Conseguimos cumprir vários objetivos nestes três fins de semana. Se, por um lado, trouxemos a Ovar bailarinos, coreógrafos, diretores artísticos e produções nacionais de inegável qualidade, por outro, proporcionámos a valorização dos agentes locais que trabalham a área da dança. Fomos ainda mais ambiciosos e pensámos espetáculos para adultos, para público infantil e comunidade escolar. Todos os espetáculos foram muito participados e o público teve um lugar especial.”

A protagonizar o envolvimento e valorização artística dos agentes locais, o Orfeão de Ovar, através da sua Escola de Bailado, abriu o certame com “Perspectivas”. Uma homenagem, dançada, aos 100 anos de histórias e gerações que marcaram esta coletividade. Já a Companhia Vareira, pelos passos de dança de 14 bailarinos, coreografados por Lara Pereira, apresentou “Reflexum”. Para Miguel Cunha, diretor artístico e intérprete da coletividade, atuar no Caixa de Dança “foi um motivo de orgulho e de reconhecimento. Completámos 11 anos e foi uma prenda que nos foi dada. A Companhia Vareira e o público em geral ficaram a ganhar, pois foi-nos dada a oportunidade de assistir a outras grandes produções que integram o Caixa de Dança, aqui, em Ovar, sem termos de nos deslocar a outras cidades.”

O Festival de Dança de Ovar foi ainda pontuado pela passagem de duas produções nacionais com bailarinos reconhecidos nacional e internacionalmente, que não deixaram o público indiferente. “É um espetáculo emotivo para quem o vê”, antecipava Victor Hugo Pontes, diretor artístico e coreógrafo de “Os Três Irmãos”. Já depois das palmas finais, no bar do Centro de Arte, as emoções e a curiosidade faziam-se notar numa conversa informal onde o público teve a liberdade de desconstruir o que tinha acabado de assistir com perguntas abertas a Victor Hugo Pontes e aos “Três Irmãos”. AMARAMÁLIA in memoriam trouxe ao palco do CAO as melodias, o ambiente de Alfama e do Fado, onde os bailarinos da CPBC - Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo dançaram a voz, a guitarra e a viola baixo do Fado de Amália. No final da atuação, os artistas tornaram-se tangíveis e responderam às questões de cenografia, música e construção artística vindas da plateia.

Idealizado para um público infantil, PIC-NIC, um repertório à volta da alimentação saudável, recebeu 14 turmas do pré-escolar e 1ºCEB das Escolas do Concelho e CERCIESTA que puderam assistir ao espetáculo de dança, com coreografia de Cláudia Sampaio da CPBC. Inserido na programação EIXO | Aprendizagem criativa, este espetáculo refletiu a aposta da Câmara Municipal na educação para a arte desde a mais tenra idade. “Muitos alunos nunca tinham visto dança contemporânea e adoraram. Foi uma excelente iniciativa da autarquia. Os meus alunos perceberam a mensagem dos bailarinos, gostaram do espetáculo e acredito que vão fazer ainda mais perguntas no caminho para a escola”, explicou Teresa Dias, professora da Escola Básica dos Combatentes.

No último domingo de Caixa de Dança, foi a vez de Ana Renata Polónia, com o projeto KAMA, uma expressão coreográfica num registo mais intimista com o público em cima do palco, marcar a divagação de dois corpos por vários exercícios de contacto-improvisação. Kama teve o apoio à residência do Centro de Arte de Ovar e foi o momento de estreia do projeto da intérprete, natural de Ovar.

O Caixa de Dança | Festival de Dança de Ovar, promovido pela Câmara Municipal de Ovar, assume-se como um encontro de criação artística e fruição cultural por excelência que convida os agentes locais a partilhar o palco do Festival e a apresentar os seus projetos.

Veja os melhores momentos do Caixa de Dança em Vídeo Caixa de Dança 2021.