Tomada de Posse dos membros dos órgãos do Município de Ovar para o mandato 2021/2025

Diversos

“Vitória de um projeto político e de uma geração que se impôs pela sua competência, trabalho, carisma, espírito de equipa, integridade, carácter, rigor, genuinidade”

11 de outubro 2021

A Câmara e a Assembleia Municipal de Ovar foram empossadas no passado sábado, numa cerimónia que teve lugar no Centro de Arte de Ovar e que teve transmissão em direto na página do Facebook da autarquia. Salvador Malheiro e Pedro Braga da Cruz são novamente os líderes dos órgãos executivo e deliberativo do Município de Ovar. De sublinhar ainda a vereação composta por Domingos Silva, Ana Cunha, Alexandre Rosas, António Bebiano, Júlia Oliveira, Ruben Ferreira, Alcides Alves e Márcia Valinho.

O presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, afirmou que “esta foi mais uma Vitória de um projeto político e de uma geração que se impôs pela sua competência, pelo seu trabalho, pelo seu carisma, pelo seu espírito de equipa, pela sua integridade, pelo seu carácter, pelo seu rigor, pela sua genuinidade, pela sua proximidade aos seus concidadãos e pela sua vontade de servir o Povo e dignificar a classe política”, adiantando que “esta Vitória também nos confere uma responsabilidade imensa! Somos conhecedores dos enormes desafios que temos pela frente. Sabemos que os tempos não vão ser fáceis. A euforia da vitória já faz parte do passado. Estamos já imbuídos de um grande sentido de responsabilidade e com a determinação, o querer e a disponibilidade necessários para estar à altura deste repto!”.

Realçando ainda que “Os desafios do futuro são enormes. O Futuro começa hoje!”, o edil vareiro enumerou 10 objetivos prioritários para o mandato, designadamente: a erosão costeira, garantindo os quebramares destacados para Cortegaça e o Furadouro; um Pólo da Universidade de Aveiro em Ovar; a transferência de competência do Governo para a autarquia em 2022, nas áreas da Ação Social, Saúde e Educação; investimentos na ferrovia e estradas nacionais; as obras complementares da dragagem da Ria de Aveiro e a conclusão da remoção de sedimentos na Barrinha de Esmoriz; a atração de investimento gerador de riqueza e emprego; políticas de redução da pegada ecológica; o incremento de um território mais coeso, com investimentos em todas as freguesias e a promoção de igualdade de oportunidades para todos nas várias áreas de atuação municipal; e, por último, a devolução da autonomia administrativa às oito freguesias.  Salvador Malheiro revelou ainda que “Temos muitos mais objetivos que não perdemos de vista, com os quais nos comprometemos com os munícipes de Ovar, e vamos mesmo Fazer Acontecer.”

O autarca concluiu a sua intervenção, afirmando que” nós, por cá, temos de ser capazes de congregar sinergias, vontades, mobilizar recursos e continuar a nossa Missão, sem esmorecimentos ou desvios. Nós, todos juntos, temos de ser capazes de ganhar os nossos desafios e de estar à altura do legado das nossas gentes, que enfrentaram o mar, a fome e o frio, para chegar até aqui! Para vivermos em Democracia, num Concelho moderno e de gente feliz! É um privilégio ser o vosso Presidente de Câmara.”

Nesta cerimónia, foram igualmente empossados os deputados municipais, sendo a Assembleia Municipal de Ovar constituída por 32 membros, incluindo os cinco presidentes das juntas de freguesia do concelho.

Pedro Braga da Cruz, Presidente da Assembleia Municipal, numa antevisão do mandato 2021/2025 e recordando que o mandato anterior ensinou que o imprevisível tem uma palavra a dizer e que pode mesmo marcar a marcha dos dias, em resultado da pandemia, arriscou fazer alguns sublinhados. O primeiro relativo à reorganização administrativa do território das freguesias, o segundo sobre a política de habitação, concretizando as operações já contratualizadas com a administração central, um terceiro sobre a discussão e definição do Plano Ferroviário Nacional, e o último relativo aos 50 anos do 25 de Abril que serão assinalados em 2024. Concluindo que “Serão quatro anos marcados pela exigência, porque muitas oportunidades vão estar diante de nós, cabendo-nos não regatear esforços trabalhando para que das oportunidades façamos realidades. Estou certo de que os órgãos municipais que hoje tomam posse não se irão demitir deste esforço e tudo farão para que Ovar progrida e que as ovarenses e os ovarenses presentes neste território que vai de Esmoriz a Válega, de Ovar a São Vicente alcancem melhor nível de vida e que principalmente sejam os construtores da sua felicidade.”