Arranque do ano letivo na Piscina Municipal de Ovar com novo equipamento médico

CMOvar adquire desfibrilhador

07 de outubro 2019

No arranque do ano letivo 2019/20 da Escola de Natação da Piscina Municipal de Ovar, o vereador do Desporto da Câmara Municipal de Ovar, Alexandre Rosas, visitou a Piscina Municipal de Ovar, onde teve oportunidade de ver o desfibrilhador recentemente adquirido pela autarquia. A Piscina Municipal de Ovar é o primeiro equipamento municipal a dispor de um desfibrilhador e de técnicos devidamente formados para o utilizar, em caso de necessidade, tratando-se de um investimento municipal na ordem dos 2 mil euros.

Os DAE (Desfibrilhador Automático Externo) são dispositivos portáteis que permitem, através de elétrodos adesivos colocados no tórax de uma vítima em situação de paragem cardiorrespiratória, analisar o ritmo cardíaco e recomendar ou não um choque Eléctrico. O aparelho regista som, eletrocardiograma, fornece indicações aos reanimadores, analisa os dados e indica o choque ou não.

O vereador do Desporto recorda que “nos quase 25 anos de existência da Piscina Municipal de Ovar, felizmente, não há registo de necessidade deste equipamento médico, no entanto, numa perspetiva de prevenção e segurança, entendemos que num espaço desportivo como a Piscina Municipal, com mais de 1000 utentes, inserido numa zona escolar com uma comunidade de mais de 1500 pessoas, era imperioso deter um DAE e técnicos formados. Pois sabemos, também, que a probabilidade de sobrevivência das vítimas de morte súbita cardíaca (arritmia cardíaca chamada fibrilhação ventricular) aumenta quanto menor for o tempo decorrido entre a fibrilhação e a desfibrilhação.”