CMOvar assinala Dia do Ambiente

“Temática da sustentabilidade continua a ser para nós uma prioridade máxima”

01 de junho 2019

“Faz-te às Férias" no Verão

A Câmara Municipal de Ovar vai assinalar o Dia Mundial do Ambiente – 05 de Junho, com um conjunto de iniciativas que decorrerão ao longo da primeira quinzena do mês de junho. Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, sublinha que este programa foi delineado porque “a temática da sustentabilidade continua a ser para nós uma prioridade máxima”.

O programa arranca hoje, 01 de junho, pelas 21h00, no auditório do Posto de Turismo do Furadouro com a segunda conferência do Horizonte Azul, organizada pelo NECM – Núcleo de Estudantes de Ciências do Mar da Universidade de Aveiro, para discutir a Gestão Costeira.Nesta conferência estará presente Filomena Martins com “O Programa Bandeira Azul – Olhar a Atualidade e Perspetivar o Futuro!” e Cristina Bernardes com “Serão os Esporões os Salva-Vidas das Zonas Costeiras?”.

No dia 02, domingo, o programa prossegue com a “Caminhada de Verão” nos Passadiços da Barrinha, pelas 09 horas e, ao longo do dia, Ovar marcará presença no “Serralves em Festa”, na Fundação de Serralves no Porto, através da dinamização das oficinas educativas “Ovar é Mar” e “Biofesta”.

Na terça-feira, a Escola de Artes e Ofícios acolhe o primeiro “warm up” do Portugal Mobi Summit, uma conferência para refletir sobre o futuro num novo ecossistema urbano, mais limpo e mais eficiente.Esta conferência contará com as intervenções de João Pedro Matos Fernandes, Ministro do Ambiente e da Transição Energética; Salvador Malheiro, Presidente da Câmara Municipal de Ovar; Catarina Selada, Diretora do City Lab do CEiiA; Gary Heath, Subdiretor Executivo de Inovação do INL – Laboratório Internacional de Nanotecnologia; Gustavo Monteiro, Administrador da EDP Comercial, e vários autarcas de diferentes regiões do país. Para mais informações poderá ser consultada a página www.portugalms.com.

O Dia Mundial do Ambiente será celebrado no Parque Ambiental do Buçaquinho com centenas de crianças das Escolas do Concelho de Ovar.

Outro ponto alto destas comemorações será a visita às futuras instalações do Ecocentro de Ovar. Um equipamento, adjudicado por 1.122.97,79 euros +IVA, que tem por objetivo a valorização dos resíduos, reduzindo a produção e deposição em aterro, aumentando a recolha seletiva e a reciclagem e surge no seguimento da aprovação da candidatura ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), tratando-se de obra comparticipada a 85%. O Ecocentro de Ovar será a primeira unidade de gestão de resíduos urbanos no Município de Ovar, com o objetivo de melhorar a qualidade do serviço de gestão de resíduos prestado aos munícipes e entidades, juntas de freguesia e concelhos limítrofes, nomeadamente na promoção da acessibilidade para a recolha seletiva através da disponibilização de local com maior capacidade de receção de resíduos valorizáveis e de diferentes tipologias a fim de os preparar para transporte a local de tratamento, valorização ou eliminação.A programação em torno do Dia Mundial do Ambiente encerra a 15 de junho, pelas 15 horas, com o lançamento online (Facebook do Parque Ambiental do Buçaquinho) do vídeo de sensibilização ambiental “Microplásticos”, no âmbito do projeto “Pegada na Areia”.

Entre 01 e 15 de junho decorrerão ainda outras iniciativas, entre as quais, o Projeto Educativo “Os Suspeitos do Costume”, a “Ação de Limpeza de Praia” e o “Programa de Monitorização do Lixo Marinho em Praias”.