“Mais e Melhores Leitores” promove hábitos de leitura

22 de fevereiro 2019

A XI edição do concurso concelhio de leitura “Mais e Melhores Leitores”, promovido pela rede de bibliotecas de Ovar, voltou a revelar-se um sucesso. Perto de uma centena de alunos disputou os primeiros lugares num concurso que pretende incentivar e premiar o prazer de ler de forma autónoma e lúdica. A XI edição do concurso concelhio de leitura “Mais e Melhores Leitores”, promovido pela rede de bibliotecas escolares de Ovar, foi outro sucesso. Cerca de 800 estudantes inscreveram-se na primeira fase do concurso e uma centena disputou um lugar no pódio. Matilde Silvam da escola básica do Outeiral; Adriana Silva, da Escola Básica Florbela Espanca; Sofia Gomes, da escola secundária Júlio Dinis e Mariana Martins, também da escola secundária Júlio Dinis; foram as grandes vencedoras do primeiro, segundos e terceiros ciclos e secundário, respetivamente levando consigo o prémio oferecido pelo Banco Santander Totta: abertura de uma conta no valor de 150 euros. Os segundos classificados foram premiados com a abertura de uma conta, no valor de 100 euros, oferta da Caixa de Crédito Agrícola. Os premiados foram: no primeiro ciclo: Margarida Manaia, da EB da Vinha; no segundo ciclo: Eduardo Sá, da EB de Maceda; no terceiro ciclo: Catarina Tordo, da EB S. Vicente de Pereira e no secundário: Nuno Miguel Almeida da escola secundária José Macedo Fragateiro. Os terceiros classificados foram: no primeiro ciclo: Emi Benjamim Savunen, da EB Habitovar; segundo ciclo: Ana Margarida Neto; da EB António Dias Simões; terceiro ciclo: João Pedro Rodrigues, da escola secundária José Macedo Fragateiro; e no secundário: Maria Beatriz Sampaio da escola secundária José Macedo Fragateiro. Estes alunos receberam livros oferecidos pelo Rotary Clube de Ovar.A vereadora da educação, Ana Cunha, lembrou a importância dos livros para o conhecimento: “as páginas dos livros dão-nos a conhecer um mundo novo. Começar a ler desde jovem faz toda a diferença. A leitura estimula a criatividade e a paixão pelos estudos». Por isso a vereadora deixou o repto para que “todos os alunos continuem a ler”. O concurso que pretende incentivar e premiar o prazer de ler, de forma autónoma e lúdica, na perspetiva de enriquecimento pessoal, desde tenra idade tem encontro marcado no novo ano letivo.