Construção de pistas pedonais e cicláveis arrancou hoje na Zona Escolar

Obras e Projetos

“Ovar na linha da frente dos municípios que promovem a diminuição da pegada ecológica”

15 de janeiro 2019

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, consignou hoje a empreitada de construção de pistas pedonais e cicláveis – lote 1, uma obra “estruturante que visa a promoção da mobilidade suave e do uso da bicicleta e que colocará Ovar, mais uma vez, na primeira linha dos municípios que promovem a diminuição da pegada ecológica.

Adjudicada por 305.184,69 euros, e com um prazo de execução de 120 dias, esta obra engloba três áreas de intervenção: 1 – Av. Dr. Francisco Sá Carneiro entre a Rotunda da BP e a Rotunda da Estação – Criação de uma nova pista com uma extensão de mais de 400 m, que permitirá a ligação da pista ciclável com início na EN327, cruzando a rotunda das Escolas e finalizando na Rotunda da Estação, proporcionando uma ligação ao Parque Urbano de Ovar. 2 – Ligação da Habitovar à EN327 junto à Pousada da Juventude – Criação de uma pista com extensão de mais de 1500 m que garantirá a ligação entre um grande aglomerado urbano e a ciclovia da EN327. 3 – Ligação da Habitovar à EN327 junto ao Centro Comercial Dolce Vita pela Rua Dr. António Manarte – Criação de uma pista com uma extensão de cerca de 1400 m que efetuará a ligação da Habitovar à EN327, designadamente à zona comercial e desportiva.

Salvador Malheiro revelou que se trata de uma obra estruturante que se enquadra no Plano Estratégico de Desenvolvimento do Município de Ovar (PEDU) e que visa a promoção da mobilidade suave, o uso da bicicleta não só para fins recreativos e desportivos, mas também profissionais, e que está perfeitamente de acordo com os desafios europeus da atualidade. Recordando que “Herdámos uma rede de ciclovias já bem estruturada, a qual temos vindo a consolidar e ampliar. Com a construção destas novas pistas, incluindo a da Av. Do Emigrante que terá início em breve, vamos dar mais um salto qualitativo, colocando Ovar na primeira linha, no que diz respeito a municípios que promovem a diminuição da pegada ecológica através da mobilidade suave”.

Salvador Malheiro anuncia obras no valor de 4,5 Milhões de euros para o centro da cidade

O autarca vareiro revelou ainda que a Câmara Municipal de Ovar tem vindo a planear e a angariar financiamento para concretizar um conjunto de obras estruturantes de requalificação urbana da cidade de Ovar e que serão concretizadas em breve, entre as quais a Requalificação do Eixo Viário constituído pelas ruas Dr. Manuel Arala e Rua Elias Garcia, a Av. Do Bom Reitor, a Requalificação da Envolvente à Estação e Jardim Almeida Garrett, e ainda a obra de requalificação dos Largos 1º de Dezembro, Santa Camarão, Combatentes e percursos de ligação, num valor estimado de 4,5 Milhões de euros. Satisfeito com esta dinâmica das obras municipais, Salvador Malheiro, apelou desde já à paciência e à colaboração de todos pelos constrangimentos que todas estas obras vão causar, garantindo que “vai valer a pena e todos vão ficar satisfeitos”.