Site Autárquico de Ovar

CMOvar já adquiriu o imóvel que integra o Aron Hakodesh

Gestão Municipal

18 de dezembro de 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar, Salvador Malheiro, procedeu hoje à assinatura da escritura para aquisição do imóvel que integra o Aron Hakodesh, ou Ekhal, em São Vicente de Pereira, afirmando que estão agora reunidas as condições para desenvolver o trabalho que colocará Ovar na Rota da Judiaria.

 

Recorde-se ainda que a autarquia encetou as diligências necessárias para a classificação do complexo  como Património Cultural de Interesse Municipal que agora se integrará na classificação da Direção Geral do Património Cultural e cujo procedimento de classificação foi iniciado e publicado em Diário da República a 20 de abril de 2017.

 

Salvador Malheiro considera que “a aquisição deste equipamento e a futura classificação são um importante contributo para a valorização do nosso património histórico e religioso. Além da recuperação deste património único no nosso território, que se encontra muito degradado, o objetivo é incluir Ovar na Rota da Judiaria, contribuindo, também por esta via, para o desenvolvimento turístico e económico do concelho, atendendo ao valor patrimonial, cultural e histórico deste local.”