Site Autárquico de Ovar

Exposição "Vasco Mourão e Cassiano Branco na Coleção da Fundação Bissaya Barreto"

De 28 de setembro de 2019 a 26 de outubro de 2019

No âmbito das Jornadas Europeias do património, o Museu Júlio Dinis acolhe, entre 28 de setembro e 26 de outubro, a Exposição "Vasco Mourão e Cassiano Branco na Coleção da Fundação Bissaya Barreto". A sessão de inauguração terá lugar a 28 de setembro, pelas 16 horas.

A obra foi encomendada pela Fundação Bissaya Barreto (FBB) ao artista em 2017, com curadoria de Alexandre Lemos, e produzida em residência no Portugal dos Pequenitos, em Coimbra, entre novembro de 2017 e janeiro de 2018, e pretende representar a visão pessoal do artista sobre este parque temático e sobre Portugal. O resultado deste processo é uma escultura em folha de latão oxidado, com 8 metros, desenhada à mão por Vasco Mourão. Devido à dimensão e morfologia da peça, não é automática a perceção da forma sendo que a vista da peça muda com a movimentação do observador no espaço.
Arquiteto de formação, Vasco Mourão é conhecido pelos seus trabalhos para a Apple, New Yorker, Wired e Washington Post, assinados como Mister Mourão. As ilustrações são representações de estruturas arquitetónicas, geralmente feitas a caneta preta, que se servem do desenho de linha e que mesclam estruturas e espaços, tanto reais como imaginários. O ilustrador, que se serve de uma variedade de suportes, reorganiza elementos de cidades, criando uma hiper-representação da paisagem urbana e das suas texturas.