CMOvar inaugura Espaço Cidadão em Válega

Gestão Municipal

Aproximar os munícipes da Administração Pública

03 de abril 2018

O Presidente da Câmara Municipal de Ovar inaugurou hoje o Espaço Cidadão de Válega, que funcionará na Junta de Freguesia. Este é mais um Espaço Cidadão no território do Concelho, estando a funcionar, desde outubro de 2017, o Espaço Cidadão de Maceda - Junta de Freguesia de Maceda e o Espaço Cidadão de Ovar - Espaço Empreendedor. Para o autarca, estes novos espaços visam modernizar e aproximar os cidadãos dos serviços da administração pública.

A entrada em funcionamento de Espaços Cidadão no concelho resulta de um protocolo com a AMA - Agência para a Modernização Administrativa I.P., e tem como objetivo prestar um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, funcionando como um balcão único que disponibiliza variados serviços de diversas entidades, que lhe permite conhecer as várias opções disponibilizadas pelos serviços online. A sua implementação é coordenada pela AMA em parceria com autarquias locais, entre outras entidades públicas ou prestadoras de serviços desta natureza.

Os Espaços Cidadão permitem servir melhor o cidadão, de forma mais rápida e próxima, promovendo a literacia digital por via do apoio assistido na prestação dos serviços públicos digitais. Nestes espaços serão disponibilizados mais 90 serviços de entidades como a ADSE, Ministério da Saúde, SEF (Serviço de Estrangeiros e Fronteiras), CGA (Caixa Geral de Aposentações), IMT (Instituto da Mobilidade e Transportes), ISS (Instituto da Segurança Social), IEFP (Instituto de Emprego e Formação Profissional), AMA, DGC (Direção Geral do Consumidor), IHRU (Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana), IGAC (Inspeção Geral das Atividades Culturais), DGLAB (Direção Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas) e ACT (Autoridade para as Condições de Trabalho). Renovar, alterar a morada ou pedir uma segunda via da carta de condução, solicitar certidões diversas, entregar documentos da ADSE, renovar a Cartão Europeu de Saúde são alguns dos serviços prestados nestes Espaços Cidadão.

O Espaço Cidadão de Válega funciona na Junta de Freguesia, de segunda a sexta-feira, das 09 horas às 12h30 e das 13h30 às 16h45.