EPIS – Empresários Para a Inclusão Social

Jovens premiados pelo bom desempenho escolar

11 de julho 2018

Mais uma vez a Câmara Municipal de Ovar premiou o bom desempenho dos 110 jovens que integraram, este ano letivo, o programa EPIS de combate ao insucesso e abandono escolar, com um dia de atividades na Base Aérea de Maceda. Estes alunos, de perfil de risco resultante da desmotivação e baixo rendimento escolar, são jovens do 5.º e 6.º anos de escolaridade, das escolas do município, que conseguiram atingir um aumento no peso das notas positivas face ao segundo período.Esta terça-feira os jovens puderam participar em exercícios de dinâmica de grupo; visitaram o Museu do Ar, almoçaram na messe da base aérea e assistiram a uma demonstração cinotécnica. Com estas atividades pretendeu-se desenvolver valores como o espírito de equipa; a responsabilidade, a disciplina e a resiliência. “Esta é uma experiência única para estes alunos. Queremos contribuir para abrir novos horizontes a estes jovens e consolidar o trabalho desenvolvido com os mediadores EPIS ao longo de todo o ano letivo. O Município vai continuar a apostar em respostas inovadoras para os constantes desafios da educação. Acreditem sempre que são capazes”, referiu Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar. Recorde-se que a metodologia dos Empresários pela Inclusão Social para a prevenção e combate ao insucesso escolar assenta em ideias chave que se consideram fundamentais para o sucesso escolar tais como: “educar articulando com os recursos familiares e sociais (escola/ comunidade), com recurso aos processos de desenvolvimento psicológico e de aprendizagem; educar partindo da aquisição de competências específicas, curriculares e transversais, competências sociais, entre outras; avaliar e intervir, a partir de evidências científicas, técnicas e periciais, constituídas por roteiros bem identificados de procedimentos, bem como indicadores.