Consignação da empreitada de Requalificação do Esmoriztur

Obras e Projetos

“Um compromisso assumido, um compromisso cumprido”

14 de junho 2018

O Esmoriztur teve hoje casa cheia para assistir à consignação da empreitada de Requalificação daquele espaço, uma obra há muito ansiada, que será estruturante para o desenvolvimento da cidade de Esmoriz e do Município de Ovar e que permitirá mais e melhor cultura para todos e, seguramente, muitas casas cheias e lotações esgotadas.

Salvador Malheiro, presidente da Câmara Municipal de Ovar, não escondeu a emoção, afirmando “Hoje é um dia muito importante para toda a comunidade esmorizense e para mim próprio. O Esmoriztur é um equipamento emblemático para os esmorizenses. Recordo que foi aqui que vi cinema pela primeira vez”, adiantando que “Hoje é um dia de festa por conseguirmos concretizar este objetivo e toda a comunidade está de parabéns pelo trabalho desenvolvido ao longo dos anos, pela pressão dialogante efetuada junto dos executivos. Quero felicitar todos por esta extraordinária conquista”.O autarca sublinhou ainda que o financiamento desta obra, adjudicada por 1,5 Milhões de euros, é exclusivo do Município, “ou seja, é dinheiro que pertence a todos e que decidimos direcionar para este obra. Uma obra que vai mexer com a dinâmica da região norte do município e com todo o município, que permitirá – conforme referiu o presidente da Junta de Freguesia de Esmoriz -, descentralizar as atividade culturais no território. E Ovar é um município que está a crescer, invertendo a tendência nacional, e precisa de ter vários palcos e olhar para a cultura como forma de dinamização da própria comunidade. Por seu lado, Esmoriz é uma cidade em desenvolvimento que precisava de uma casa de espetáculos como o Esmoriztur. Com a conclusão desta obra poderemos dar um salto qualitativo que permitirá posicionar Esmoriz à escala regional e nacional. É o nosso objetivo e a nossa intenção”. Recorde-se que esta empreitada prevê a reabilitação do coração do edifício do Esmoriztur – sala de espetáculos, mantendo a sua função de espaço para atividades culturais, nomeadamente cinema e teatro, prevendo-se ainda a sua utilização para sala de conferências, concertos e todas as atividades que possam usufruir de um anfiteatro de grandes dimensões com capacidade para acolher confortavelmente 500 pessoas sentadas. Paralelamente, coexistirão o gabinete administrativo, o posto de segurança, sala de reuniões, foyer, cabine de projeção, camarins, bar/cafetaria, e na cave uma outra sala para atividades culturais e formação, entre outros.. Destaque para o aumento da profundidade do palco, o aumento do backstage e a implementação de um acesso direto ao exterior para cargas e descargas. Toda a reabilitação foi planeada de forma a otimizar as condições existentes e adaptá-las a novas exigências regulamentares, não tendo sido descuradas todas as questões relacionadas com a segurança e acessibilidade do edifício.