Transportes e Comunicações

O sistema de acessibilidades e transportes desempenha um papel determinante na organização de um território, gerando-se em torno destes sistemas dinâmicas de aglomeração prementes para o desenvolvimento sócio-económico local.

Localizando-se na região Centro/Norte do Litoral Português, o concelho de Ovar encontra-se numa posição geoestratégica privilegiada, entre duas das principais áreas urbanas do País, designadamente a Área Metropolitana do Porto a Norte e Aveiro a Sul. As acessibilidades ao Município assumem-se como um dos principais fatores potenciadores de desenvolvimento, verificando-se que para o crescimento dos diferentes aglomerados concelhios são determinantes os diferentes eixos viários que atravessam o território municipal.

Ao nível da Rede Rodoviária Nacional, o concelho é atravessado por eixos com relevância nacional (A1 e A29), regional (EN 109, EN 327 e EN 223) e municipal (EM 526, EM 527 e EM 530). A A1 e A29 são eixos de importância estratégica no desenvolvimento nacional e regional, sendo a primeira o principal eixo viário do País, ligando as maiores Áreas Metropolitanas do País, Lisboa e Porto. Apesar dos benefícios destas vias, elas representam também, para o Município, alguns constrangimentos, sobretudo ao nível das mobilidades locais.

Relativamente à rede viária secundária, destaca-se a EN 109 que atravessa o Município no sentido Norte/Sul, efetuando a ligação às freguesias de Esmoriz, Cortegaça, Maceda, Ovar, S. João e Válega. Por seu lado, a EN 223 tem também uma importância capital para o concelho, por ser o principal eixo de ligação aos municípios de Santa Maria da Feira e S. João da Madeira. Já a EN 327, que liga Ovar a S. Jacinto (concelho de Aveiro), é a única ligação existente, por meio terrestre, para se chegar a S. Jacinto.

O Concelho de Ovar não dispõe de uma Rede de Transportes Urbanos, apenas dispõe de Carreiras de Transportes Públicos, garantidas por empresas de transportes coletivos a operar no Concelho (Transdev, Auto Viação do Souto - Inácio, Auto Viação Feirense e União de Transportes dos Carvalhos) que efetuam a ligação entre muitos dos lugares do Município e a própria sede do concelho e destes com os concelhos localizados a nascente de Ovar, apesar de não serem suficientes, quer em termos de horários, quer em termos de lugares servidos.

Para além de existirem lugares nas freguesias que não são abrangidos por Transportes Públicos, há ainda a referir que também os serviços públicos estão necessitados deles, como é o caso, entre outros, do Centro de Saúde de Ovar, Unidades de Saúde Familiar, Agrupamentos de Escolas, Loja do Cidadão, Parque Ambiental do Buçaquinho, Hospital Dr. Francisco Zagalo e Centro Distrital de Aveiro do ISS,IP – Serviço Local de Ovar.

Para obviar um pouco esta dificuldade de mobilidade existe pelo menos uma Praça de Táxis em cada freguesia ou taxistas com lugar marcado.

Todas as freguesias do Concelho encontram-se a menos de 5Km de um acesso a um itinerário principal, no caso a A29.

No que concerne a estação ou apeadeiro, os territórios de Arada e S. Vicente de Pereira são os únicos que não são servidos por estas infraestruturas. Neste campo, ressalta a Linha do Norte como principal eixo ferroviário que atravessa o concelho na direção Norte/Sul.

Na última década é evidente o aumento do uso do automóvel nas deslocações pendulares, tendo passado, no concelho de Ovar, de 50.9, em 2001, para 64.2, em 2011, bem acima da média nacional, mas abaixo da média regional.